Notícias

01/08/2011

Peritos Papiloscopistas prestigiam lançamento do filme

Peritos Papiloscopistas do Estado prestigiam nesta sexta-feira (22) o lançamento do filme “Assalto ao Banco Central”. A produção narra a saga real de um grupo de assaltantes que planejou um assalto no Banco Central em Fortaleza, cavando um túnel até o cofre. A perícia papiloscópica teve uma atuação chave para desvendar o crime. Os responsáveis só foram identificados a partir de uma marca da digital de um dos assaltantes, encontrada na lateral da geladeira na casa que os bandidos utilizaram durante a ação criminosa.

Em recente entrevista, o presidente da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (ABRAPOL), Celso Zuza da Silva Neto, comentou sobre o importante trabalho realizado pelos papiloscopistas na identificação dos assaltantes. De acordo com Silva Neto, os criminosos utilizaram luvas para realizar a escavação e tomaram cuidados para não deixar impressões digitais.

O papiloscopista federal contou que ao chegar a casa foi constatado que, após a ação, um pó branco havia sido espalhado na tentativa de apagar qualquer vestígio. “Mesmo com todos os cuidados tomados pelo bando, os papiloscopistas, em um trabalho minucioso e preciso, conseguiram recolher fragmentos, ou seja, parte das impressões digitais que são revelados através de processos químicos e físicos que contam com o uso de reagentes, luz forense, e estes são comparados com o banco de dados da polícia”, explicou Silva Neto.
Para o diretor do Instituto de Identificação do Estado, perito papiloscopistas Celso José de Souza, o filme evidenciou o trabalho diuturno realizado pelos profissionais da perícia papisloscópica. “O filme evidencia a importância do perito papiloscopista e seu papel decisivo no elucidação do crime”, comentou.

A mobilização da categoria para participar do lançamento do filme é uma ação promovida pelo Sindicato dos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap).

Peritos Papiloscopistas
Os peritos papiloscopistas são profissionais responsáveis pela classificação, análise e comparações das impressões digitais em identificação “Perito Papiloscopista” e desempenha suas atividades através do Instituto de Identificação. Na área civil trabalha na coleta de impressões digitais neste caso para confecção da carteira de identidade, e na área criminal atua de forma a fornecer Atestados de Antecedentes Criminais, Boletins de Identificação Criminal (BIC), Retrato Falado, Pesquisa nos arquivos decadactilares, Identificação de Cadáveres e até mesmo o levantamento de impressões digitais em locais de crime.

Também trabalham na confecção do retrato-falado, através de entrevistas com a vítima, que apresenta o perfil para a montagem do retrato que mais se aproxima da verdadeira feição do rosto do agressor. Atualmente existem peritos do Estado que participaram de cursos para a aplicação do novo sistema de representação facial, aptos para atuar na resolução dos casos.

Compartilhe

Aniversariantes maio

Nenhum filiado encontrado para este mês.

Convênios

Ver Todos
Lazer personalizado
Eco Park
Lazer 10% de desconto
Pousada da Serra
Educação 15% de desconto
Ceteps
Educação até R$ 2.880,00 de desconto
IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação