Perícia Papiloscópica

Conheça as áreas da Perícia Papiloscópica de Mato Grosso do Sul:

Antes de tudo, é importante explicar que a “Papiloscopia” é a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas que estão presentes na palma das mãos e na sola dos pés.

A palavra Papiloscopia é de origem greco-latina (papilla = papila e skopêin = examinar), e o Perito Papiloscopista é o profissional que trabalha com esta ciência.

Competências dos Peritos Papiloscopistas:

  • Realização de exames periciais de papiloscopia;
  • Necropapiloscopia;
  • Retrato Falado;
  • Pesquisa de busca;
  • Comparação de impressões digitais de classificação datiloscópica;
  • Identificação civil e criminal do Estado entre outros.

 

  • PERÍCIA EM LABORATÓRIO

A perícia em laboratório é realizada em objetos recolhidos de uma cena de crime, e que exigem procedimentos especiais para a revelação de impressões digitais. Para isso, são utilizados componentes químicos para os mais diversos tipos de objetos e superfícies, revelando impressões latentes em qualidade para inserção do Sistema Automatizado de busca de impressões digitais.

  • PERÍCIA EM LOCAL DE CRIME

É responsabilidade do Perito Papiloscopista analisar, interpretar e buscar vestígios em locais de crime, por meio de métodos avançados de revelação de impressões digitais que possam colaborar com a investigação criminal e identificação de sua autoria. A prova pericial papiloscópica é uma das mais eficazes, irrefutáveis e concludentes em procedimentos investigativos e no esclarecimento de delitos.

  • REPRODUÇÃO FACIAL HUMANA

A Representação Facial Humana é mais uma ferramenta para a investigação de crimes com autoria desconhecida e engloba e confecção de Retrato Falado, Projeção de envelhecimento, Projeção de disfarces e Prosopografia. Baseado em informações coletadas, o Perito Papiloscopista é capaz de produzir um retrato falado que indicará as características faciais do suspeito.

  • PERÍCIA EM DOCUMENTOS

A Perícia Papiloscópica em documentos consiste na análise, pesquisa e comparação de impressões digitais presentes em documentos como: Cédulas de identidade, prontuários civis e criminais, contratos bancários, entre outros.

  • IDENTIFICAÇÃO CIVIL E CRIMINAL

A Identificação Civil trata da expedição do documento de identidade baseado em informações e coleta de impressões digitais. Já a Identificação Criminal é realizada por requisição da Autoridade Policial e alimenta o banco de dados do Estado com registros pessoais e também com impressões digitais. Ambas são base para o processo de individualização de pessoa, assegurando direitos e servindo como ferramentas essenciais para os processos de perícia.

  • NECROPAPILOSCOPIA

A importância de identificar e individualizar pessoas não pode ser considerada apenas enquanto ser ativo e com vida, mesmo após sua morte este processo permanece relevante tanto para quesitos de investigação quanto para que seja dado destino digno à vítima.

A Necropapiloscopia é a ciência aplicada à identificação de cadáveres e está ligada a todo processo necessário de coleta de digitais em condições de confronto e afirmativa de identidade.

É uma ciência de baixo custo, aplicabilidade eficaz e que reduz, consideravelmente, o índice de cadáveres ignorados, além de ter adesão em desastres de grandes proporções por unir técnicas para que as vítimas tenham o seu trato legal, de forma célere e segura. A “Necro” é a ciência que não ignora ninguém.

Aniversariantes abril

Nenhum filiado encontrado para este mês.

Convênios

Ver Todos
lazer e descanso Até 10% de desconto
Novotel & Ibis
Beleza e Estética 15% de desconto
Lorena Lash Designer
Beleza e Estética até 15%
Corpo Belo
Educação personalizado
Faculdade Prime
Lazer 10% de desconto
Big House Rio Formoso